domingo, 24 de abril de 2011

Feliz Páscoa! ... se você souber o significado. Dúvidas? Leia o texto! ^^


             A morte do cordeiro marca o início de uma nova vida!
     Os israelitas permaneceram no Egito durante 430 anos (Ex 12.40). Na maior parte desse tempo o povo viveu na escravidão.  Além de todo o sofrimento que lhes era imposto, os últimos dias tinham sido muito conturbados pela ocorrência das pragas que Deus realizara.  E mais uma estava por vir: a morte dos primogênitos.  Esta seria a pior de todas as calamidades recentes.  O relato do Êxodo nos mostra um cenário “apocalíptico”, com pragas, sofrimento, juízo, morte, enquanto o povo de Deus seria retirado e conduzido à sua pátria.    Em meio a tudo isso, Moisés ordenou que cada família tomasse para si um cordeiro e o sacrificasse. O sangue do animal deveria ser aspergido sobre os umbrais das portas. Dentro de casa, os familiares deveriam comer a carne, com pães asmos e ervas amargas. Esta seria a “páscoa do Senhor” (Êx 12.11).  
    Naquela noite, um anjo mataria todos os primogênitos egípcios. Ele poderia matar também os israelitas, mas não entraria nas casas onde houvesse o sinal do sangue indicando que, ali, a morte já havia sido executada. O cordeiro teria morrido no lugar do primogênito. Este foi o plano de salvação elaborado por Deus. O castigo deveria ser executado, mesmo que fosse sobre um substituto. Aqueles animais, puros e inocentes, simbolizavam o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1.29).
  
   Cristo, o primogênito do Pai (Rm 8.29) foi levado como cordeiro mudo ao matadouro (At 8.32). Mesmo sem merecer, morreu na cruz para que nós, merecedores da morte, pudéssemos viver eternamente. Não foi por coincidência que Jesus morreu durante a páscoa (Mt 26.2), no horário da tarde (Ex 12.5; Mt 27.46) e, à semelhança dos cordeiros pascais, nenhum de seus ossos foi quebrado (Ex 12.46; João 19.36).
     Não existe outro meio de salvação para as nossas almas (At 4.12). Não podemos perder a definitiva manifestação da graça divina na pessoa de Jesus Cristo. Pelo Seu sangue fomos comprados, purificados e protegidos. “Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado” (1Co 5.7).      
     Enquanto a carne era comida no interior da casa, o sangue era visível do lado de fora, como testemunho público diante dos homens e dos anjos. Nossa aliança com Cristo não é secreta. A todos deve ser notória. Os que passarem saberão que o Cordeiro está conosco.    Enquanto os egípcios choravam a perda de seus filhos, os israelitas realizavam a refeição pascal, ao fim da qual foi ordenado que saíssem do Egito, pois era chegada a hora da libertação.  Era o fim da escravidão e chegado o dia de dar adeus ao Egito. (Nm 11.5).    
  Há muito tempo a páscoa perdeu seu verdadeiro significado para as pessoas. Não se lembram do motivo dessa celebração. A páscoa vai muito mais além do que distribuir os ovos, fazer brincadeiras, presentear e vender. Ela se refere a um acontecimento que marcou a vida do povo de Israel: a libertação do povo de Israel das mãos dos egípcios.  --> Muitas das tradições que hoje se tornaram comuns, tem origem pagã e não condizem com a vida dos cristãos. Lembrem do motivo de toda nossa vida... JESUS CRISTO... pois Ele é acima de toda celebração!!! 

"Os israelitas saíram do Egito e foram ao deserto, rumo à terra prometida.  A viagem não seria fácil.  Nós também, que caminhamos para a Jerusalém celestial, não temos uma jornada suave pela frente.  A morte do Cordeiro é a nossa garantia de vida. Seu sangue foi o preço pago pela nossa redenção!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário